Pular para o conteúdo principal

Ressuscitando um antigo 286 (Parte 1 – Apresentação e componentes)

Não adianta, sou um entusiasta do hardware do padrão PC (com muito orgulho e com muito amor). Além de não ter coragem de vender as peças que sobram quando faço um upgrade nas minhas máquinas, ainda aceito de bom grado quando amigos e parentes me doam componentes antigos. Adoro colecionar processadores, placas diversas, módulos e toda a sorte de componentes "velhos" (ou melhor, antigos - mais respeito!). Acho que eles possuem o seu charme com um toque nostálgico bastante peculiar, e ao mesmo tempo são um bom parâmetro para vermos o quanto a tecnologia evoluiu. Em todas as áreas do conhecimento humano, a história nos faz compreender melhor o presente e ter uma melhor ideia do que esperar do futuro. E em tecnologia isto não é diferente.

Nestes últimos dias decidi trazer novamente à vida um 80286 que me havia sido doado por um amigo do meu trabalho (valeu Fabiano!). Mais precisamente, um 286 de 20 MHz fabricado pela empresa Harris. As especificações básicas deste 286 são as seguintes:

  • Frequência do processador: 20 MHz;
  • Frequência do barramento com a placa mãe: 20 MHz;
  • Registradores de 16 bits;
  • Barramento de memória de 16 bits;
  • Endereçamento de memória de 24 bits;
  • Máxima quantidade de RAM suportada: 16 MB;
  • Número de transistores: 134.000;
  • Tensão de alimentação: 5 V;
  • Ano de lançamento: 1982.

Convém aqui uma pequena explicação sobre o contexto histórico: até o 80486, apenas a própria Intel fazia o projeto dos processadores. Os demais fabricantes licenciavam os projetos base da Intel para a sua própria produção, como a AMD, Cyrix, Harris, Texas Instruments, apenas para citar alguns. A partir do Pentium a Intel deixou de licenciar os seus projetos para os demais fabricantes, os obrigando a desenvolver projetos próprios. Dos vários fabricantes "alternativos", somente a AMD sobrevive até os dias de hoje no mercado de processadores para PCs.

Um fato curioso é que a Intel não lançou um 286 de mais de 12,5 MHz, enquanto que a Harris e a AMD lançaram versões de até 25 MHz. Ou seja, eu tinha em mãos um 286 "turbinado"!

Processador 286 fabricado pela Harris: de espantosos 20 MHz!

O meu exemplar de 286 incluía uma placa mãe compatível, contendo 1 MB de RAM (!), 5 slots ISA de 16 bits e um slot ISA de 8 bits.

Placa mãe contendo o processador 286 - na borda inferior da placa, note os contatos vazios para ampliação de RAM no formato SIPP

Oito chips de memória de 128 KB no formato DIP, totalizando 1 MB de RAM!

Porém, fazer essa belezinha funcionar novamente não é algo simples. Ao contrário das placas mãe modernas, esta placa conta com poucos componentes presentes nela própria, sendo necessário adicioná-los através de placas de expansão, e neste caso ainda com um agravante: elas devem ser no antigo padrão ISA, visto que a placa mãe somente possui slots deste padrão. Placas de expansão ISA são cada vez mais raras de serem encontradas - foi necessário muito "garimpo" para encontrar os componentes necessários.

Para o 286 poder ser ligado e utilizado, são necessários no mínimo:

  • Fonte de alimentação no padrão AT;
Fonte AT de 250W

  • Placa de vídeo no padrão ISA;
Placa de vídeo WDC ISA: sim, a WD também já fabricou outras coisas além de HDs...

  • Teclado com conector tipo DIN.
Conector de teclado do tipo DIN

Opcionalmente, também são desejáveis os seguintes componentes:

  • Placa controladora Super I/O no padrão ISA, que adiciona interface para drives de disquete e discos rígidos, além de portas de comunicação serial e paralela;
Placa Super I/O com chip da Goldstar (atual LG). Possui interface para o disco rígido (1), interface para o drive de disquete (2) e interface serial (3)

  • Drive de disquete (este 286 já suporta drives para disquetes de  3 1/2" com 1,44 MB);
  • Disco rígido no padrão IDE/ATA;
Disco rígido WD IDE/ATA de 420 MB

  • Flat cables para a conexão do HD e do drive de disquete;
Exemplo de flat cable para a conexão de um disco rígido

  • Alto falante interno (buzzer) para ajudar no diagnóstico - ele permite ouvir os bipes que a placa mãe emite quando ligada.

Extrapolando, com uma placa de rede ISA o antigo 286 poderá se conectar a uma rede interna!

Placa de rede ISA, com conectores para cabos de par trançado (1) e coaxial (2). Com ela, o meu antigo 286 pode se conectar à minha rede interna!


EDIT 06/10/2016: eis a peça publicitária do IBM PC-AT, que é baseado no processador 286.


E assim chegamos ao final da primeira parte sobre o nosso simpático 286. Na próxima parte, farei a montagem e configuração dos componentes. Será que ele irá funcionar? Tchan tchan tchan...

Próximo:

Comentários

  1. Estou com um dual core da amd em casa, podemos conversar para uma doação para frente de placa mãe, processador e memória, MÍTICOOOO

    ResponderExcluir
  2. cara... muito legal... eu quero fazer um projeto destes...
    Tenho um bem parecido..só que é um 386Dx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Para mim restaurar hardware antigo é uma verdadeira terapia.

      Excluir
  3. Olá. Sei que faz bastante tempo desde a sua postagem, mas gostaria de saber se ainda tem essa placa de 286. Tenho uma igual, mas estou sem o arquivo de bios para gravar uma eprom. Você teria o arquivo de bios? Ou por acaso conseguiria fazer uma cópia? Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Hello, Are you able to dump the bios for this mobo ? Thanks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorry. This mobo isn't working anymore. No POST, just a blank screen.

      Excluir
  5. sorry I did not noticed your answer, but may be you can read eprom via MiniPRO TL866CS or another reader ? ( ps some times I just reseat ram or bios chip , and motherboard starts working )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unfortunately I don´t have an EEPROM chip reader, and the motherboard seems really dead - I checked all the parts and cleaned the mobo with isopropyl alcohol. In Brazil these EEPROM readers/writers devices are quite expensive.

      The problem seems to be related with soldering, maybe a cold joint. Anyway, it will take time to find the exactily point to resolder. I have another two healthy 286 motherboards here (another models), so the diagnosis of this mobo in particular isn't in my top priorities - I´m a married family man with little time to play with. Sorry. :-)

      Excluir
  6. Olá meu amigo, parabéns pela matéria. Vc poderia me ajudar? estou precisando de 1 disco 1`44 de boot para o meu 286. Teria uma maneira de disponibilizar? Abraços leodario@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma olhada no site bootdisk.com. Eu faço os meus discos de boot a partir das imagens que baixo de lá.

      Excluir
  7. Olá meu amigo, primeiramente , parabéns pela postagem .

    Estou precisando desse slots ISA de 16 bits , preciso reparar uma placa de expansão , não acho que nenhum lugar, poderia dar alguma dica de onde encontrar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez seja mais fácil dessoldar o slot de uma placa sucata.

      Excluir

Postar um comentário